domingo, 3 de outubro de 2010

Planos

"... O coração do homem faz planos, mas a resposta certa vem do Senhor.." Provérbios 16:1

Todos amam fazer planos, eles oferecem uma visão futura de acontecimentos que alimentam expectativas do coração. O plano é a maior ameaça da incerteza, do relativo, da abstração. Temos necessidade de dirigir nossos próprios caminhos e fazê-los, nos sentimos cheios de convicções, queremos ensinar, queremos ser aceitos em tudo aquilo que acreditamos, queremos provar ao mundo como a vida é satisfatória de acordo com as nossas próprias ideologias. Videntes, Gurus, Magos, e outras ficções como Horoscópios, Signos, propõem nos revelar alguns detalhes a respeito do futuro, mas a maioria deles faz uso de informações que lhes dêem alguma razão lógica, mesmo sabendo no fundo que tudo não passa de inverdade, muitos acreditam, lêem, aceitam, mas esquece que as respostas para as dúvidas, questionamentos, decisões, jamais virão de pessoas, porque o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta CERTA vem do Senhor.
Não é fácil ir de contra sua própria vontade, para se submeter ao tempo de Deus, queremos logo tomar a frente das coisas, acreditar nas nossas próprias verdades, viver nossos próprios projetos, mas de tanto nos fazer de prioridade em nossas vidas, esquecemos que nenhum plano terá um bom êxito se não for colocado diante do Senhor e muitas vezes pagamos um preço, um tempo, que poderia não ser necessário se estivessimos sempre priorizando a vontade de Deus. Em muitos lugares da biblía somos instruídos a fazer uma auto-avaliação e encorajados a decisões quanto aos nossos dias, somos orientados quanto ao modo de comportar-nos como quisermos. Salomão disse: "Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coraçao e agradam aos teus olhos. Sabe, PORÉM, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas." Eclesiastes 11:9
A questão é que a soberania de Deus em momento algum é anulada ou desprezada, ela se faz presente o tempo todo, por isso mesmo que andemos pelos caminhos que satisfazem o nosso coração e agradam os nossos olhos, sem a disposição do Senhor, os planos humanos são fúteis, meramente descartáveis.
Deus não é falso, mentiroso, arrogante, intolerante, mau, traidor, medroso ou indiferente, e para qualquer plano na vida que façamos que não esteja alinhado com o Ser de Deus sua resposta final sempre será NÃO, embora a resposta certa dos lábios do Senhor não seja negação do que fazemos mas de quem Ele não é. Sem o conhecimento de Deus, planejar é como "dar tiro no escuro", ninguem acerta o alvo. 
O coração do homem pode fazer planos. Há liberdade. O que não há é arrogância de pensar dirigir-se sem considerar sujeição ao plano maior de Quem o criou. Não é fácil esperar a resposta vinda do Senhor, mas é prazeroso saber que os planos vindos de Deus nunca serão frustados. Por isso, se respostas precisam chegar até o seu coração, entenda que..
O tamanho da sua busca, é o tamanho do Seu Deus.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário