sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Lembraças engavetadas


"Eis que faço nova todas as coisas. E acrescentou: Escreve, pois estas palavras são fiéis e verdadeiras". Apocalipse 21:5

Ao longo de nossas vidas acumulamos muitas experiências que determinam o conteúdo da nossa existência. Na verdade, as experiências nos ensinam a viver. Algumas delas são benéficas e faz-nos bem lembrá-las. Outras, no entanto, trazem as marcas da dor, e por isso mesmo tentamos esquecê-las. Todavia, como apagar da memória aquilo que está enraizado dentro de nós?
Infelizmente não fomos programados para esquecer. Acumulamos não somente experiências mas lembranças também. Temos um arquivo em nossa mente aonde são armazenadas as informações sobre tudo que fez (e ainda fazem parte) da história da nossa vida. Mas, aquelas que gostaríamos de esquecer são guardadas a sete chaves, em gavetas especiais. É dificil conviver com as lembranças amargas, tentamos esquecê-las, trancando-as em gavetas escondidas dentro de nós, são sentimentos que queremos negar, pessoas que queremos esquecer, culpas das quais queremos libertar-nos.
São vidas, corroidas com as lembranças amargas, escondidas nas gavetas do inconsciente, raramente sabemos lidar com a raiva, os ressentimentos e as revoltas que surgiram em momentos diferentes da nossa vida. E achamos que guardar tudo dentro de nós, é a ilusão de que jamais teremos que reviver tais sentimentos.
"Engavetamos" as pessoas com as quais não queremos mais conviver. Algumas dessas pessoas nos fizeram muito mal. Feriram nossa dignidade, traíram nossa confiança, romperam nossa felicidade, cometeram erros que para nós, é preferível declarar que elas mesmo em vida, estejam mortas. Porém, enterrá-las em uma gaveta escondida, é apenas uma maneira de ressuscitá-las de vez enquando.
Lembre-se: Lembranças engavetadas não são lembranças mortas. Se alguma culpa têm tirado o seu ânimo, se alguma lembrança mesmo depois de tempos ainda tiram a sua paz, se alguém já te deixou marcas desagradáveis, se você em algum momento de sua vida você se fechou por conta das feridas que não te deixam continuar, não vai ser uma gaveta a responsável por uma nova história, mas sim o Senhor, que está te dizendo no último dia do ano de 2010: Eis que faço NOVA todas as coisas.

Depois de um ano, vejo o quanto foi maravilhoso e válido, seguir a orientação do Senhor e criar esse BLOG pra dividir com todas as pessoas, aquilo que Deus têm me ensinado, através de livros, de pessoas, do cotidiano. Eu espero, que em 2011 o Senhor possa dar continuidade a tudo que ele depositou até hoje em meu coração. Espero ter sido útil na vida de vocês, tanto quanto vocês são na minha! HAPPY NEW YEAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário