domingo, 15 de julho de 2012

Auto exame

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto" Salmos 51:10





   O salmista Davi, no Salmo 51:10 "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e RENOVA em mim um espírito reto", usa a palavra RENOVA que ao ler, me chamou muita atenção. No dicionário, a palavra renovar dentre muitos dos seus significados, é expressa também como concertar, melhorar, substituir por coisa melhor. O homem segundo o coração de Deus estava desejando um coração puro, um concerto, uma melhora, um renovo, para que nele fosse criado um espírito reto. Mesmo sendo um homem falho, a sinceridade de Davi diante dele mesmo e para com Deus, o tornava esse grande homem aos olhos de Deus. E diante de muitas coisas que a vida de Davi me ensina, o que é glorioso para mim, é o auto exame.
  Não conseguimos ser rápidos em conhecer que estamos errados, se não estivermos constantemente sondando o nosso coração, as nossas motivações, os nossos desejos...Ou seja fazendo um auto exame (sendo sinceros) de nós mesmos.
  Há uma frase que eu gosto muito que diz "O meu coração foi criado para ti, Ele só encontrará descanso e paz em TI" O nosso coração foi criado para Deus e só vai encontrar descanso e paz quando ele descansar em Deus. Quando nossa plenitude não está em Deus, não conseguimos encontrar a paz e o descanso. Porque a paz de Deus não é a paz que dura um instante, ou um momento, mas a paz que mesmo em meio a guerra, as tribulações, as dificuldades, ela permanece em nós. Não é atoa que a palavra em provérbios fala sobre guardar o coração, guardar o coração da iniquidade (pecado), do orgulho, das mentiras, do engano, de tudo que não nos leva para mais perto de Deus. 
  E eu e você, precisamos, continuamente, dia após dia, checar o nosso coração, fazer um exame profundo e se algo estiver errado ser sincero para mudar e não encontrar uma desculpa para permanecer com os erros. 
  Entenda que quando você estiver face a face com o Senhor, Ele não vai medir as coisas a partir das conquistas que os homens acham que são grandes e maravilhosas, mas vai medir nossa vida a partir do tanto que nos tornamos parecidos com Ele, não simplesmente do lado de fora, mas muito mais do lado de dentro. Não podemos fingir que está tudo bem, quando existem lacunas dentro dos nossos corações.
  O auto enxame nos faz perceber que quando achamos que somos alguma coisa, se Jesus sair das nossas vidas, não somos nada. Você pode me questionar dizendo: NADA Rafaella? E eu te afirmo com toda convicção do mundo: NADA!!! Porque as pessoas podem ficar até impactadas, impressionadas, aplaudir a sua vida, mas Deus não. E naquele dia, quando você estiver face a face com Ele a palavra final não vai ser de homens, dos aplausos, mas a palavra final vai ser de Deus. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário